Projeto Olho Vivo: ocorrências de roubo têm queda de 81% em Marau


Nesta semana, representantes do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO) de Marau se reuniram com a prefeita Naura Bordignon para discussão de assuntos importantes para a continuidade dos trabalhos conjuntos dos órgãos. Na oportunidade, foram analisados dados referentes aos dez anos de implantação do Projeto Olho Vivo em Marau, considerando a importância da utilização do sistema de videomonitoramento para o combate ao crime no município.

De acordo com os dados apresentados pelo Conselho, metade dos crimes analisados apresentaram queda maior do que 60%, em comparação ao período sem monitoramento por câmeras. O maior destaque é para o roubo, que teve uma queda de 81%, passando de 84 ocorrências no ano base de 2013, para 16 em 2023. Os crimes de homicídio e furto/roubo de veículo tiveram queda de 63%, sendo que os homicídios apresentaram redução de 11 para 4 ocorrências registradas no ano.

Não entram no cálculo de 60% as ocorrências de furto qualificado e furto simples. Esses, tiveram redução de 49% e 10% respectivamente. Registros de furto qualificado reduziram de 190 ocorrências em 2013 para 96 em 2023, enquanto furto simples apresentou queda de 49 para 44, no mesmo período. O único índice que demonstrou aumento é referente a apreensão de drogas (24%), que passou de 51 ocorrências no ano base, para 63 em 2023. Embora pareça negativo, o índice também representa uma melhora no sistema de enfrentamento ao crime, uma vez que o monitoramento auxilia na identificação dos pontos de distribuição de drogas e consequentemente no aumento da apreensão do material.