Marau acompanha prejuízos da estiagem e deve decretar situação de emergência

A prefeita de Marau, Naura Bordignon, reforçou na manhã desta segunda-feira, 10/02, que o poder público municipal acompanha de perto a situação da estiagem na região, junto aos órgãos competentes. Na semana que passou, uma reunião do Conselho Municipal de Agropecuária já havia analisado dados levantados pela Emater, em relação às perdas registradas.
Na ocasião, ficou acordado entre os presentes o acompanhamento climático da semana, uma vez que havia previsão de chuva para os dias seguintes. No entanto, a previsão não se confirmou e assim se faz necessária mais uma análise. De acordo com a prefeita, as estimativas levantadas pelo Conselho apontavam para perdas de 30% nas plantações de soja, 40% nas plantações de milho, referentes ao mês de novembro e cerca de 40% de perdas relacionadas ao leite.
Nos próximos dias uma nova reunião será realizada com a presença de membros do Conselho de Agropecuária, da Defesa Civil e de entidades ligadas à produção agrícola, para encaminhamento do processo para decreto de situação de emergência no município de Marau. Com o decreto, o município terá mais facilidade para acesso a recursos e desenvolvimento de ações para auxílio dos produtores afetados pela situação climática.
