Famurs encaminha sugestão de emenda ao PL que visa recuperação da agricultura familiar gaúcha

A Famurs encaminhou uma sugestão de emenda ao Projeto de Lei nº 109/2025, que tramita em regime de urgência no parlamento gaúcho e busca instituir o Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e de Incremento da Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha. A proposta prevê, entre outras ações, um repasse de R$ 30 mil para compra de insumos e a aquisição de um trator agrícola por produtor que sofreu com os últimos eventos climáticos no RS, e a Famurs propõe que o número de máquinas seja ampliado.
Com base em levantamento técnico realizado pela área de agricultura junto às prefeituras gaúchas, a federação identificou que 83% dos gestores municipais apontam a necessidade de inclusão de novas máquinas no projeto. Entre os equipamentos demandados, destacam-se escavadeiras hidráulicas (até 14 toneladas), retroescavadeiras 4x4 e tratores com diferentes especificações, refletindo a diversidade das realidades territoriais do Estado.
"A inclusão desses equipamentos é essencial para a recuperação do trabalho no campo, já que serão utilizados em ações de infraestrutura rural, recuperação de estradas vicinais, apoio à produção agropecuária e outras atividades vinculadas à agricultura familiar", destacou o presidente da Famurs Marcelo Arruda.
O vice-presidente da Famurs Márcio Amaral e o superintendente Rogenio Cavalar representaram o presidente Arruda em audiência pública promovida pelo Deputado Estadual Frederico Antunes, autor do PL, e com a presença do secretário do Desenvolvimento Rural do RS, Vilson Luís Covatti, na manhã desta quarta-feira (16/04), na Assembleia Legislativa, e reafirmaram a importância da ampliação do rol de equipamentos agrícolas que estão previstos para qualificar as patrulhas mecanizadas nos municípios.
"A intenção é permitir que os municípios possam, com base em critérios técnicos e nas demandas locais, optar pela aquisição dos equipamentos que melhor atendam suas necessidades e a dos munícipes atualmente", finalizou Arruda.
